A prática
de saudação ao Sol foi nos dada pelos antigos sábios da Índia, desde os tempos
védicos. É um ritual de saudação ao Deus Sol ou Surya, que é um símbolo de
consciência espiritual. Serve também como um ritual de reverencia ao nosso sol
interno, simbolizando nossos poderes internos que vão além daquilo que podemos perceber.
É um dos métodos mais populares no Yoga para se atingir saúde física, mental e
aumentar nossa consciência espiritual em todos os aspectos da nossa vida.  Como todos sabemos, cada vez mais temos
problemas de saúde, de falta de tempo, de stress e a lista segue em diante. A
prática de yoga oferece uma cura a todos estes problemas os curando desde a
raiz. O Surya Namaskar ou saudação ao sol faz parte da terapia do yoga e pode
ser facilmente incorporado na vida diária do individuo. Disponibilizando entre
5-15 minutos diários para sua prática, rapidamente sentem-se os seus benéficos
efeitos.
Dentre eles:
1.       Estimula o nosso corpo energético,
auxiliando a pessoa a ter maior capacidade de foco e concentração.
2.       Melhora o sistema respiratório: Durante a respiração raramente usamos toda a
nossa capacidade respiratória. Normalmente somente as partes baixas do pulmão
são utilizadas enquanto que as partes altas ficam cheias de ar usado estagnado
e tóxico. Estes depósitos de ar ficam nos pulmões por anos, afetando nosso
sistema respiratório e outros sistemas do organismo. Durante a saudação ao sol,
no qual a respiração profunda é sincronizada com cada movimento, o pulmão é
esvaziado completamente, preenchendo-o com ar fresco, puro e oxigenado. Com
isso todas as partes do pulmão são expandidas, estimuladas e limpadas. Assim o
sangue recebe mais oxigênio, aumentando a vitalidade geral de todas as células
e tecidos do corpo. Problemas respiratórios e mucos das vias respiratórias
podem ser eliminados e doenças como a tuberculose podem ser evitadas.
3.       Melhora do sistema circulatório: A prática da saudação ao sol, aumenta a
atividade do coração sem, no entanto forçar os músculos cardíacos, como em
outros exercícios físicos. Com o aumento do fluxo de sangue, aumenta a
eliminação de resíduos tóxicos do organismo, introduzindo oxigênio e nutrientes
para todas as células. Os músculos cardíacos são fortalecidos, as artérias
coronárias são estimuladas reduzindo a chance de ataques no coração. O sistema
linfático que controla os movimentos dos fluidos no corpo é tonificado,
combatendo as infecções.
4.       Melhora o sistema digestivo: os alongamentos alternados e movimentos de
compressão tonificam todo o sistema digestivo massageando e tonificando os
órgãos abdominais. Isso não somente ajuda numa melhor eliminação, como também
uma digestão mais eficiente, promovendo um apetite saudável e rápida
assimilação dos nutrientes pelo organismo. Boa digestão é fator chave para uma
ótima saúde. A qualidade ou quantidade de comida influi muito pouco se não
formos capazes de digeri-la ou utilizar seus nutrientes apropriadamente de
forma eficiente. Comida mal digerida causa gases, bloqueia canais de eliminação
e o corpo todo. Problemas tais como prisões de ventre, indigestão, diarreia
podem ser remediados com regulação alimentar e yoga.
5.       Sistema urinário: os rins exercem a função vital em regular os sais corporais. Eles
também separam impurezas do sangue e as excretam para a urina pela bexiga.
Qualquer alteração nas ações normais dos rins resulta num rápido desequilíbrio de
sal e aumento dos níveis de nitrogênio no sangue resultando em problemas de saúde
sérios. Durante a prática de saudação ao sol, a coluna vertebral e os seus músculos
trabalham de tal forma que os rins são gentilmente pressionados e massageados. Isso
os estimula aumentando o fluxo sanguíneo. Se os rins se encontram preguiçosos ou
enfraquecidos, com uma tendência a formarem pedras, ou se houver qualquer pré disposição
a infecções , caracterizadas por uma
urina escura e de cheiro forte, urinação frequente ou dor nos rins, sugere-se
que a pessoa aumente seu consumo de água ou tome um copo da mesma antes de
praticar a sequencia.
6.       Sistema nervoso: Nos doze movimentos da saudação ao sol, a coluna vertebral é sistematicamente
alongada e comprimida a sua extensão máxima, estimulando a circulação ao longo
de toda a medula espinhal e os plexos nervosos. Todo sistema nervoso é ativado
e despertado.
7.
O sistema endócrino:
A pituitária: é conhecida como a glândula mais importante
do organismo. Ela regula as funções das outras glândulas, estimulando e
inibindo as outras secreções de acordo com as necessidades corporais. Com o
aumento do fluxo de sangue para a cabeça e gerando efeitos no sistema nervoso o
hipotálamo é estimulado, regulando a ação da pituitária. As posturas de inversão
causam fortes efeitos na glândula pituitária.
Tireóide: Localizada na garganta, ela
controla o ritmo no qual o metabolismo  assimila a comida ingerida. Quando a tireoide está
hipoativa, os processos do corpo são reduzidos, tornando a pessoa obesa, letárgica,
sofrendo de constipação, pressão baixa. Já quando ela esta hiperativa, as funções
corporais são aceleradas exageradamente. A pessoa está sempre com fome perde
peso mesmo comendo bastante. Ela se torna nervosa, sensitiva demais, sofre de pressão
alta. Durante a prática de Surya Namaskar, a região da garganta é
alternativamente pressionada e alongada, estimulando as secreções normais e
balanceadas da glândula vital.
8.       Sistema muscular: A saudação ao sol não busca desenvolver músculos hipertrofiados ou
super desenvolvidos, mas busca alongar, tonificar e realinhar as estruturas musculo
esqueléticas, reforçando uma melhor postura, reintegrando o corpo como um todo,
num realinhamento.
Os efeitos mencionados neste texto são simples e mecânicos. O propósito
é aumentar o entendimento de como o Surya Namaskar funciona especialmente em situações
terapêuticas.
O ideal antes de praticar é sempre consultar um médico e contar com um
professor de yoga experiente que poderá lhe ensinar de acordo com suas possibilidades
e de forma correta.
Namastê!
Este artigo foi inspirado e escrito de acordo com as ideias e informações
do livro:
Surya Namaskar – A technique of Solar
Visualization
Swami Satyananda Saraswati
Bihar School of Yoga
Para maiores informações: www.biharyoga.net ou www.rikhiapeeth.net

 

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