Sukhasana
em sânscrito significa “pose fácil”. Em inglês é conhecida como “torção
fácil sentada”. Esta postura é adequada para todos os níveis de
praticantes de yoga. É uma postura básica e que proporciona uma maior extensão
para o corpo ajudando a preparar o praticante para outras atividades. Executar
esta postura é uma maneira simples e fácil de reduzir a tensão em seu corpo e  se livrar das tensões do dia. Ela pode ser
praticada em qualquer momento e em qualquer lugar! Sempre que você precisar liberar
a rigidez e recuperar a sua energia basta praticá-la. Esta pose acrescenta
variedade à sua prática e pode ser uma ótima maneira de manter-se equilibrado
em sua vida cotidiana. De acordo com os sábios do Yoga,  aqueles que praticassem as torções,
regularmente, retardariam o envelhecimento. Psicologicamente, os exercícios de
torção ampliam o nosso campo de visão, pois ao olharmos para os dois  lados, para outras direções, passamos a
enxergar além um só caminho e direção.

 

 Para entender  como funcionam as posturas de torção, imagine
os órgãos internos como esponjas que estão cheias de líquidos. As torções
primeiramente apertam e torcem os órgãos, e então os preenche com uma quantidade
de sangue fresco e oxigênio. É um meio natural e poderoso para desintoxicar órgãos
e glândulas e aumentar a saúde do corpo todo. Também mantém as costas flexíveis
e aumenta a circulação sanguínea nos músculos e discos ao redor da coluna. Uma
dica: antes de fazer uma torção tente alongar a coluna para cima na inspiração
e torça ou vire-se ao expirar.
Benefícios da postura fácil com torção:
 
1.       Aumenta a flexibilidade ao longo da
coluna vertebral, ombros e peito.
2.       Ajuda a reduzir o estresse e a
ansiedade, pois relaxa o sistema nervoso.
3.       Estimula e tonifica os órgãos
abdominais, incluindo os rins e os órgãos digestivos. Isso ajuda a
desintoxicação, o que aumenta a energia e melhora a sua saúde em geral.
4.       Combate fortemente a prisão de
ventre
5.       Alivia bastante a tensão nos
músculos das costas e no pescoço
6.       Reduz as gordurinhas que se acumulam
no abdômen
7.       Tonifica os pulmões, tendo um
poderoso efeito contra a asma
8.       Aumenta o senso de equilíbrio,
segurança e serenidade.
9.       Aumenta a claridade da mente e
amplia a visão sobre as coisas ( o girar do corpo de um lado para o outro
simboliza ampliar o foco da visão, buscando ver as coisas em ângulos diferentes)
10.   Desperta o autoconhecimento
11.   Faz com que a mente se comporte de
modo equânime tanto no prazer quanto na dor.
12.   Todas as variações de torções são
benéficas para pessoas com artrites e outras dores relacionadas às costas e
quadris.
Como fazer:
 
1. Comece sentado em uma posição de pernas
cruzadas no chão. Aumente  o comprimento
de sua coluna sentando-se alto, em seguida, puxando em seu abdômen. Você pode
relaxar os ombros e deixá-los cair longe das orelhas.
2. Ao inalar, levante os braços acima
da cabeça. Em seguida, expire e torça o corpo para direita, enquanto
lentamente baixe os braços para baixo em sincronia com sua respiração. A mão
direita deve estar no chão ou no joelho esquerdo e a mão esquerda atrás do seu
corpo e no chão. Gire a sua cabeça e olhe por cima do ombro direito.
3.Permaneça nesta posição por cinco a 10 respirações
lentas e suaves. Quando você inala, visualize-se a ficando mais
alto, e, ao expirar, torça um pouco mais.
4.Repita para o outro lado.
Fontes consultadas:
– Livro: A
Senda do Yoga- Maria Laura Garcia Packer
– http://www.dharmayogacenter.com/_downloads/library/NYY_Mag_10_07-Portuguese.pdf

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